O gato gigante

Maine Coon é a raça de gato doméstico mais antiga dos Estados Unidos, além de ser conhecida como a maior entre as raças de gato. Foi reconhecida como a raça oficial do estado do Maine, onde ficou famosa pela capacidade de caçar ratos e tolerar climas rigorosos.

O Maine Coon teve o seu primeiro aparecimento no cenário das exposições em 1878. Em 1895, na Exposição Felina Nacional Madison, realizada na Praça Garden, em Nova Iorque, um representante da raça ganhou o prêmio de best of the best (melhor gato da exposição). O Maine Coon continuou a acumular honras nas exposições até a primeira década do século XX, em que os persas e outros gatos de pelos longos ganhavam o favoritismo do público. A raça caiu, então, em desaparecimento quase que completo e chegou a ser declarada, ainda que erroneamente, extinta nos anos 1950.

Atualmente, mesmo após dois séculos de seu surgimento, o Maine Coon brilha nas exposições felinas de todo o mundo, com retorno triunfal ao ranking dos grandes campeões regionais.

Origem da raça:

Seu surgimento aconteceu há mais de 200 anos na América do Norte e até hoje mistérios e lendas cercam suas origens. Alguns dizem que os gatos de raça Maine Coon são frutos de cruzamentos entre Guaxinins com gatos domésticos que viviam próximo ao perímetro florestal, explicando a origem do nome e caudas tão grossas de pelos; outros dizem que o surgimento da raça seria fruto do cruzamento entre Linces Canadenses com gatos domésticos. Sabemos que são apenas lendas, porque há incompatibilidades cromossômicas entre esses animais.

Provavelmente o Maine Coon seja produto de cruzamento que envolveu Angorás com gatos de pelo longo migrados de outras regiões, advindos, principalmente, do norte do Canadá através de embarcações que cruzavam os mares e iam até a Europa e efervesciam o comércio de especiarias naquela época.

Transportar os felinos era uma forma de combater os ratos e proteger os grãos a serem vendidos no comércio. Quando eles desembarcavam nos portos, eles se reproduziam livremente com outros felinos locais, proporcionando o surgimento de gatos avantajados em abundância na região de Maine.

Temperamento

O Maine Coon é extremamente doce, meigo e companheiro, ele é muito ativo e adora brincadeiras. Normalmente se dá muito bem com crianças e outros animais de estimação, como o cão, e também é considerado com inteligência acima da média.

O físico

O Maine Coon pesa, em média, de 6 a 12 quilos. Possui corpo longo e musculoso, focinho quadrado e patas grandes com tufos de pelos, olhos grandes e expressivos, orelhas grandes com tufos, cauda longa com pelo denso e uma pelagem impermeável, grossa e despenteada que serve bem no papel de gato de fazenda que leva uma vida ao ar livre.